segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


Dê um bom dia para a peruca.

0
Todo mundo entra em guerra por causa do cabelo, da roupa, da pele, ou de qualquer parte do corpo que não traga satisfação, ou com a qual não se está plenamente satisfeita.
Mas cabelo é uma coisa que parece unanime. Quase nenhuma mulher está satisfeita com o tipo de cabelo que tem, seja pq ele não é liso, seja pq é volumoso, ou sem brilho, ou sem volume, ou com fizz, ou sem frizz, ou é muito oleoso, ou é muito seco...Enfim.

O padrão dos cabelos lisos vem se arrastando por anos e anos, não me recordo muito bem quando ele começou, mas acho que já faz bastante tempo, arrisco dizer que faz uma década ou algo do genero.
E como todo padrão de beleza, acaba por massacrar uma das coisas mais valiosas que existe em termos de beleza e estética: a diversidade cabelística.
Muitas moças que tem cabelos crespos ou cacheados acabam por abrir mão da forma do próprio cabelo para adaptarem-se às exigencias que o mundo estético impõe, e acabam pagando um tanto caro.
E não digo caro pq a gente investe em produtos X ou Y pra deixar o cabelo mais hidratado ou mais reestruturado, a gente acaba pagando com a própria auto estima.
Ando todo santo dia de transporte público e acabo vendo coisas horríveis em prol do cabelo liso, cabelos crespos queimados a chapinha e, pior, ainda duros e secos.
Registre-se aqui que não sou contra mudar o penteado de vez em quando, encaralocar lisos, alisar encaracolados, escrespar ondulados, desde que tudo isso não sacrifique quem vc é.
Os cabelos crespos não são um inconveniente e deveriam ser utilizados sempre ao favor daquele que os possui.Cabelo bonito não é cabelo liso, cabelo bonito é cabelo bem cuidado.
Meu cabelo é ondulado, ele é bem liso na primeira metade e faz alguns ondulados e cacheados nas pontas, já briguei muito com ele, mas já fiz as pazes e resolvi deixar o coitado enrolar em paz. E esses dias eu estava no cabeleleiro falando, obviamente, sobre o cabelo, quando ouço uma pérola horrorosa da boca do próprio profissional de beleza: Seu cabelo é ondulado, mas tem tratamento.
Tratamento? Eu pensei.
Tratamos de doença, de problemas, mas tratar do problema de não ter nascido com o cabelo liso? Desde quando um cabelo tem que ser tratado APENAS pq ele não é completamente liso?
Eu concordo plenamente quando dizem que cabelos crespos e encaracolados dão um pouco mais de trabalho, mas "corrigir o problema" é outra coisa.


(Fonte da imagem: http://divitempo.blogspot.com/2009/04/vai-dar-chapinha.html)

Quer dizer, deusalivre se vc nasceu com o cabelo crespo, ondulado ou encaracolado, pq bom mesmo é cabelo liso, e se não foi liso, seu cabelo é feio.
E tome chapinha! Escova japonesa, chinesa, tailandesa, africana, escova de chocolate, morango, banana, açucar.

Mas eu estava dizendo que não basta apenas sacrificar a imagem, sacrifica-se também a saúde dos cabelos...Afinal, o que importa é o liso, não é o corte, não é a saúde, não é a versatilidade ou se o estilo do cabelo combina com a dona.

Existe uma quantidade incomensurável de cortes e produtos para deixar os cabelos lindos, sem judiar e sem sacrificar absolutamente nada, salvo o tempo para cuidar do cabelo.
Deixo aqui muito claro também que não tenho nada contra cabelos lisos, são tão bonitos quanto qualquer outro tipo de cabelo...Mas não são os únicos no mundo.

Pronto, falei.

0 comentários:

Postar um comentário