terça-feira, 1 de junho de 2010


Produtos que não contém sulfato, petrolato e silicones insolúveis e Desabafo cosmetológico

1
Aqueles que pretendem aderir ao no poo/low poo, devem primeiramente atentar para o produto que estão utilizando. Como eu disse no último post, produtos sem petrolato, shampoos sem sulfatos (SLS) com tensoativos mais suaves e produtos sem silicone insolúvel devem ser utilizados. Eles não vão pesar no fio e vão sair com água.

A comunidade do orkut no poo/low poo: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=66975041 fez uma listinha super legal pra facilitar a vida daqueles que pretendem seguir o método. A lista ainda não contém todos os produtos livres existentes ainda no mercado cosmético, então se você encontrar um cosmético que te apeteça e ele não fizer parte da lista, basta olhar a fórmula e procurar pelos veneninos. Como tempo a gente aprende e vira expert.

Lista de produtos: http://docs.google.com/Doc?id=dgdr56mz_6hqz3x9fd

Aliás é até muito legal que saibamos o que colocamos em nossa pele, nosso cabelo, nosso sistema em geral. Ninguém sabe até onde as empresas cosméticas vão para conseguir lucro.
É muito comum, como eu disse, muitos dos cosméticos conterem produtos que são pura maquiagem, não só intoxicam os fios como escondem os verdadeiros danos existentes na pele ou no cabelo.

Não pretendo fazer bonitinho nessa comunidade, ou dizer uma ou outra coisa sobre produto X ou Y apenas pra agradar a quem quer que seja.
E digo isso pq fui muito sincera no último post quando disse que o cabelo é algo morto. É verdade. Fato que existem produtos que melhoram o aspecto ou protegem muito mais do que os outros, é fato também que a quantidade de, sei lá, pantenol num produto pode fazer toda diferença. Mas em momento algum o produto vai reconstruir toda sua fibra capilar, ou arrumar as escamas do cabelo, preencher buracos...enfim. Fato também que esses produtos podem alterar uma coisa ou outra na parte química seu fio, mas jamais vão deixar o fio exatamente do jeito que ele saiu do seu bulbo capilar. E eu digo isso com todo carinho do mundo pq não acho justo pagar 150 - 250 reais em uma cauterização/reconstrução.

Vi essa frase em um blog ou um site, eu não lembro onde, mas é verdade: um creme pode ter x,y,z elementos. Você vai comer o produto?Não? Então esquece, a única coisa que esse produto pode fazer por você é garantir que sua pele ou seu cabelo não seja danificado por isso ou aquilo.

Pele bonita?Cabelo bonito? Só tem uma coisa que salva: alimentação saudável e cuidado básico. Cuidado básico pra pele: boa alimentação, bom sono, bom humor, esfoliação, filtro solar e, eventualmente, algum tratamento realmente necessário como, por exemplo, peeling e outros.
Pele seca? Suas glândulas não trabalham como deveriam, então a mudança, na minha opinião, tem que ser de dentro pra fora. Provavelmente é hormonal, portanto consertável.
Pele oleosa: contenção de oleosidade mediante o uso de produtos com formulação suave. Sua pele é oleosa, mas não é refinaria de petróleo, não precisa tacar desentupidor de ralos. Mais uma vez, problema que vem de dentro pra fora, nada que uma visita no médico não resolva.

Envelhecimento? Vc pode dar um jeito prevenindo, ou com cirurgia ou outra técnica dermatológica.

Cabelos? um produto pra limpar de formula SUAVE toda a poluição e oleosidade e produto pra manter o manto lipídico, ou seja, condicionador. Só! O próprio organismo dá conta de proteger os seus fios com a oleosidade do couro cabeludo e, por favor, nada de nojo...existem coisas no seu corpo que são muito piores, muito mais nojentas que isso.
E, ah, tem coisa mais nojenta do que petróleo no cabelo?
Hidratação? Ok, vai manter o seu manto lipídico.
Tudo isso vai dar guarnecer a saúde de seu fio. Se fosse o contrário, não teríamos vovós com cabelos maravilhosos (Vc nunca se perguntou pq sua vó tem um cabelo legal?).
Ah sim, lembrando que o cabelo pode sofrer alteração pela sua alimentação, estilo de vida e hormonios. Mais uma vez, de dentro pra fora.

1 comentários:

Débora Ramalho disse...

Muito bom seu texto!!! Concordo!!! Abraços!!!

Postar um comentário